Skip to content
Início » 7 Erros Fatais ao Abrir um MEI que Você Deve Evitar

7 Erros Fatais ao Abrir um MEI que Você Deve Evitar

    erros comuns ao começar a empreender com o MEI
    Compartilhe este Post:

    erros comuns ao começar a empreender com o MEI

    Por que Precisamos Falar Sobre Isso?

    Uma Jornada de Mil Passos Começa com um Simples Clique

    Se você está aqui, é porque provavelmente decidiu que é hora de arriscar e embarcar no mundo do empreendedorismo, abrindo um Microempreendedor Individual (MEI). Bravo! Dizer “sim” para o empreendedorismo é o primeiro passo em uma jornada excitante, mas também repleta de desafios que muitas vezes são subestimados. Por isso, antes de começar a sonhar alto, é crucial conhecer as pedras no caminho. Afinal, é mais fácil evitar uma armadilha quando você sabe que ela está lá, não é mesmo?

    Falando Sério: O que Pode Dar Errado?

    Olha, se tem uma coisa que você vai querer evitar é se tornar mais uma estatística triste de empreendimentos que não deram certo. De acordo com o SEBRAE, cerca de um quarto das empresas brasileiras fecha antes de completar dois anos de atividade. Trágico, né? E acredite, muitos desses fracassos poderiam ser evitados se os empreendedores tivessem tomado mais cuidado com erros aparentemente simples, mas que podem ser fatais.

    O objetivo deste artigo é, portanto, ajudar você a se preparar melhor, focando nos erros mais comuns ao abrir um MEI e oferecendo dicas valiosas para não cair nas mesmas armadilhas. Então, se você quer evitar dores de cabeça (e de bolso), continue lendo. Você não vai se arrepender!

    Para mais informações sobre o que leva as empresas a fecharem, confira este estudo do SEBRAE.

    Ao fim desta leitura, esperamos que você esteja mais confiante e preparado para evitar os erros mais comuns que surgem ao abrir um MEI. Soa como um bom plano? Então, vamos nessa!

    Não Fazer um Plano de Negócios

    Achar que “Planejamento é Coisa de Gente Chata”

    É fácil cair na armadilha de pensar que um plano de negócios é apenas burocracia desnecessária, especialmente quando você está ansioso para começar. “Ah, eu já sei o que fazer. Vou vender coisas boas e as pessoas vão comprar. Pronto, plano feito!” Pode até parecer tentador seguir esse pensamento, mas a realidade é bem menos indulgente. A falta de um plano de negócios bem estruturado é um dos maiores erros comuns ao abrir um MEI.

    Sem um plano de negócios, você está basicamente jogando dardos no escuro, esperando acertar o alvo. E todos sabemos que essa não é a melhor estratégia para vencer um jogo, muito menos para dirigir um negócio bem-sucedido.

    As Vantagens de Planejar: Do Sonho à Execução

    Um plano de negócios serve como um mapa para a sua jornada empreendedora, abrangendo todos os detalhes cruciais que você precisa considerar. Isso inclui uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), projeções financeiras, estratégias de marketing e muito mais. Com um plano desses em mãos, você não só terá um guia para suas ações, mas também um documento persuasivo para apresentar a investidores e parceiros, caso precise de financiamento.

    E não se engane: o planejamento vai muito além de apenas criar tabelas e gráficos. Ele envolve entender o mercado, conhecer a concorrência, definir seu público-alvo e encontrar maneiras eficazes de alcançá-lo. O ato de planejar força você a pensar em estratégias e a tomar decisões informadas baseadas em dados e análises, e não apenas no famoso “achismo”.

    Se você não sabe por onde começar, o SEBRAE oferece um modelo de plano de negócios que pode servir como um bom ponto de partida.

    Mas, Não Tenho Tempo Para Isso!

    Tempo é dinheiro, certo? Porém, gastar algum tempo criando um plano de negócios pode realmente economizar muito mais tempo (e dinheiro) no futuro. Imagine perder meses trabalhando em um negócio apenas para descobrir que você está no mercado errado, ou que sua proposta de valor não é forte o suficiente. Um pouco de planejamento pode evitar essas e outras catástrofes empresariais.

    Então, em vez de voar às cegas, reserve um tempo para se sentar e criar um plano de negócios sólido. Pode ser um documento vivo, que você atualiza conforme aprende mais sobre o que funciona (ou não) para o seu empreendimento. Mas nunca, jamais, ignore a importância do planejamento.

    Para quem ainda acha que não tem habilidades para elaborar um plano, há consultorias e cursos que podem ajudar.

    Ao evitar esse erro comum ao abrir um MEI, você estará um passo mais perto de tornar o seu sonho empreendedor uma realidade bem-sucedida. Portanto, não subestime o poder do planejamento!

    Ignorar a Pesquisa de Mercado

    Jogar na Loteria do Mercado? Nem Pense!

    Ah, a pesquisa de mercado! Muitos empreendedores em potencial olham para isso como uma formalidade tediosa ou, pior ainda, como uma etapa que pode ser pulada. Eles pensam: “Minha ideia é tão boa que eu nem preciso verificar se as pessoas realmente vão querer comprar.” Esse tipo de confiança cega é perigosa e está na raiz de muitos erros comuns ao abrir um MEI. E o resultado? Produtos empoeirando nas prateleiras e contas bancárias ficando cada vez mais magras.

    Por que Pesquisar é Crucial?

    Não é nenhum exagero dizer que uma pesquisa de mercado bem-feita pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. Por quê? Porque entender seu mercado e conhecer seus clientes em potencial é a base para quase todas as outras decisões que você tomará: desde o preço do seu produto ou serviço até como você fará sua publicidade.

    Em outras palavras, a pesquisa de mercado fornece dados concretos que podem validar ou questionar suas ideias iniciais. Além disso, pode revelar informações sobre tendências de mercado, comportamento do consumidor e até mesmo sobre seus concorrentes, que podem ser vitais para o sucesso do seu negócio.

    Várias ferramentas e métodos estão à disposição para isso. Você pode usar desde pesquisas de opinião e questionários online até análise de dados mais sofisticada com o uso de softwares especializados. Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta gratuita que pode mostrar o interesse das pessoas por certos temas ao longo do tempo. Aprenda mais sobre como usar o Google Trends aqui.

    O Custo da Ignorância

    É fácil pensar que você pode economizar tempo e dinheiro pulando a etapa da pesquisa de mercado, mas na realidade, a ignorância pode acabar custando muito mais. Lançar um negócio sem conhecer bem o mercado é como tentar acertar um alvo móvel vendado. Você até pode ter sorte, mas as chances são pequenas.

    Pior ainda, ignorar a pesquisa de mercado pode te fazer gastar dinheiro em estratégias de marketing que não funcionam, produtos que ninguém quer, e preços que espantam seus clientes em potencial.

    Conclusão da Seção

    Se você deseja aumentar significativamente suas chances de sucesso como MEI, não pode se dar ao luxo de ignorar a pesquisa de mercado. É uma etapa fundamental que pode fornecer insights valiosos e direcionar suas estratégias de negócios de forma mais eficaz. Então, antes de abrir o seu MEI, invista tempo e, se possível, dinheiro para conhecer bem o mercado em que está entrando. Você não vai se arrepender!

    Encerramento: Palavras Finais

    Resumo da Ópera

    Se chegou até aqui, você já deve ter notado que abrir um MEI não é simplesmente sobre ter uma grande ideia e um pouco de capital inicial. Há todo um conjunto de considerações, planejamentos e, sim, burocracias que entram em jogo. Ignorar essas etapas fundamentais é arriscar a saúde e a viabilidade do seu futuro negócio. E ninguém quer ser aquele caso triste de um empreendedor que tinha tudo para dar certo, mas tropeçou nos próprios pés, certo?

    Siga o Mapa, Não o Atalho

    Você pode estar pensando, “Ah, esses passos todos são demais! Vou cortar alguns cantos e chegar lá mais rápido.” Acredite, atalhos podem parecer convidativos, mas geralmente levam a becos sem saída. O tempo que você investe em planejamento e pesquisa agora pode salvar seu negócio de erros catastróficos no futuro.

    Se ainda tiver dúvidas ou sentir que o desafio é grande demais, não hesite em buscar ajuda profissional. Existem muitas empresas de consultoria e cursos online que podem ajudá-lo a navegar pelas complexidades de se tornar um MEI.

    É o Fim do Começo

    Concluir este artigo não é o fim da sua jornada, mas, com sorte, é o fim do começo. Equipado com as informações e estratégias que discutimos, você está muito mais preparado para enfrentar os desafios que virão. E sempre se lembre: a diferença entre o sucesso e o fracasso frequentemente reside na atenção dada aos detalhes. Então, arregace as mangas e vá à luta!

    Obrigado por acompanhar até aqui e boa sorte na sua jornada empreendedora!


    Compartilhe este Post:

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *